Clínica de Cirurgia Plástica
Agende uma Consulta

Bichectomia
A Bichectomia nada mais é que um procedimento cirúrgico que reduz o tamanho das bochechas e deixa o rosto com um aspecto mais fino. Essas bolsas de gordura estão presentes na região da bochecha e quando aumentadas podem alterar o formato do rosto, deixando-o arredondado.
É um procedimento relativamente simples, com baixo risco de complicações. Muitas mulheres têm recorrido da bichectomia nos últimos tempos para ficarem mais belas. Geralmente realizada por cirurgiões plásticos bichectomia e nada mais que a retirada das bolas de bichat. A cirurgia dura de 40 minutos a 1 hora.
Se prepare para a cirurgia, converse antes com seu médico a respeito dos seus desejos e anseios. Esta é a melhor forma para o sucesso da cirurgia.
Bichectomia em Santos
Bichectomia em Santos
Recomendações
Pré-operatórias
O uso de antissépticos por uma semana antes da bichectomia, unido ao consumo de antibióticos prescritos por alguns médicos, serve para minimizar o risco de infecções. Do mesmo modo, o cirurgião indica ao paciente que seja evitado o uso de aspirinas ou anticoagulantes por pelo menos 10 dias antes de cirurgia. Isso ocorre pelo fato de os medicamentos representarem riscos ou problemas no processo cirúrgico.
Finalmente, o paciente precisa abandonar hábitos de vida pouco saudáveis, os quais sempre são indicados em casos de cirurgia. No entanto, no caso da bichectomia, que é uma cirurgia bucal, os riscos são maiores. Deixar de fumar por algumas semanas antes da intervenção é vital para não se deparar com complicações durante a fase de recuperação. O consumo de álcool, igualmente deve ser evitado, tanto antes, como depois de bichectomia.
Pós-operatórias
Depois da intervenção cirúrgica, o paciente necessita manter, por algumas horas, uma faixa compressora colocada pelo cirurgião. A principal função da feita é reduzir a aparição de hematomas, assim como reduzir o inchaço que a operação ocasiona no rosto do paciente. A aplicação da faixa compressora não evita o inchaço, mas o reduz consideravelmente. Além disso, no dia da cirurgia o paciente precisa dormir com a cabeça ligeiramente levantada.
Durante os dias seguintes da cirurgia, o paciente necessita aplicar compressas geladas sobre a face, concretamente sobre a região das bochechas. É normal que se note a zona mais inflamada do que no dia anterior, assim como se sinta as bochechas mais “duras”. Os sintomas passam entre 7 e 10 dias, às vezes, inclusive antes.
Caso a pessoa não tenha tomado antibióticos antes da cirurgia, começa logo após a realização do procedimento. O profissional também receita anti-inflamatórios para a redução do inchaço que se produz depois da intervenção. Tanto os antibióticos, como os anti-inflamatórios, normalmente são tomados por cerca de 1 semana.
Perguntas mais comuns quanto a esta cirurgia:
Pessoas que buscam uma cirurgia plástica para reduzir o tamanho e volume das bochechas, seja por baixa auto estima e insegurança com a aparência do rosto; “Traços” do rosto muito grosseiros e falta de harmonia no rosto; Rosto muito grande ao sorrir; Falta de definição da linha da mandíbula e pescoço; Excesso de “papadas” no rosto e pescoço; entre outros.
Na minha clínica de cirurgia plástica, a maioria dos pacientes possuem entre 20-40 anos.
Nos casos em que a assimetria do rosto é causada por diferenças na quantidade da gordura de Bichat, a cirurgia de bichectomia pode ATENUAR a assimetria. Infelizmente, na maioria dos casos, as assimetrias do rosto não costumam ser causadas apenas pela gordura de Bichat, havendo alteração óssea e dos demais tecidos moles do rosto.
O fundamental é que isso seja avaliado pelo cirurgião plástico para que não se criem expectativas frustradas para quem busca um rosto mais simétrico.
A bichectomia funcional costuma ser feita em pacientes que com muito volume na região da bola de Bichat, os quais, em função disso, acabam mordendo muito as bochechas.
A lesão repetida da parte interna da bochecha, pode causar uma proliferação de bactérias que podem causar mau hálito e doenças da cavidade oral e gengiva. Nesses pacientes, pode haver inclusive formação de caseos amigdalianos (bolinhas brancas que ficam coladas na garganta gerando mau hálito).
A tendência das bochechas de crescerem quando ocorre ganho de peso, diminui muito com o procedimento. Entretanto, em casos de grandes ganhos ponderais, elas podem aumentar de tamanho novamente.
A gordura de Bichat não tem função estrutural ou de sustentação, pois é um tecido muito mole, sendo diferente dos demais compartimentos de gordura do rosto, cuja absorção causa o envelhecimento do rosto.
O fundamental é que o seu rosto seja avaliado de maneira completa, por um cirurgião plástico especialista em face da sua confiança. O que pode ocorrer, é que você perceba outras partes do seu rosto mais envelhecidas, mas que não têm relação com a cirurgia.
A bola de Bichat tem a função de facilitar a amamentação nos recém-nascidos, tornando suas bochechas bastante redondas e volumosas.
Nessa fase, ela tem função em auxiliar na amamentação, evitando que as bochechas colaborem enquanto o nenê suga o leite materno, além de proteger os ramos bucais do nervo facial.
Após a infância, a Gordura de Bichat não tem mais função fisiológica, podendo ser retirada sem problemas.