Clínica de Cirurgia Plástica

Agende uma Consulta

    Drenagem em Pacientes Oncológicos

    A drenagem linfática pode melhorar o desconforto sentido pelos pacientes oncológicos causado pelos linfedemas e edemas. Esse tipo de “massagem” pode ser iniciada em vários momentos do tratamento, contanto que sejam seguidas as orientações médicas.

    O sistema linfático é composto por um conjunto de vasos por onde a linfa, um líquido que contém glóbulos brancos, percorre. Juntos, eles são responsáveis por coletar e eliminar as impurezas do sangue e estimulam o sistema imune a combater ameaças. Normalmente, a linfa circula por todo o corpo por meio das contrações dos vasos do sistema linfático e também dos músculos.

    Drenagem Linfática em Pacientes Oncológicos em Santos

    Drenagem Linfática em Pacientes Oncológicos em Santos

    Entretanto, quando a pessoa se movimenta menos ou passa por procedimento cirúrgico, essa circulação natural tende a diminuir. Dessa forma, há um acúmulo de linfa no tecido adiposo, comumente dos braços e pernas, originando os linfedemas ou edemas. E é aí que a drenagem linfática manual pode entrar, principalmente, para os pacientes em tratamento de câncer.

    Os pacientes de todos os tipos de câncer podem ser beneficiados por meio dessa técnica, independente da região afetada. Além disso a drenagem pode ser iniciada em qualquer momento do tratamento, independente se for um procedimento cirúrgico ou clínico, como radioterapia e quimioterapia. Dessa forma, ela pode ser indicada caso o paciente já tenha um linfedema ou exista a certeza que ele surgirá por causa do tratamento. E, ao contrário do que se pensa, a drenagem linfática não tem capacidade de fazer que o câncer tenha metástase.