Clínica de Cirurgia Plástica

Agende uma Consulta

    Radiofrequência

    Uma tecnologia e diversas vantagens, são inúmeras as qualidades da radiofrequência. Em tratamentos faciais e corporais, os resultados são únicos e alcançados em poucas sessões. Além de rápido, indolor e democrático, o tratamento pode ser realizado em qualquer estação do ano, sem a necessidade de tempo de recuperação.

    O método consiste na conversão de energia eletromagnética em efeito térmico no tecido biológico. Este aquecimento promove diversas reações metabólicas e estruturais, como a contração das fibras elásticas, a produção de um novo colágeno e a retração da pele. Este aumento da temperatura tecidual ainda proporciona a melhora da circulação sanguínea e linfática.

    Estes benefícios garantem resultados eficazes em diversas patologias. Conheça algumas das indicações e resultados da radiofrequência:

    Celulite – o uso desta tecnologia na celulite tem dois objetivos: a resolução da fibrose, caracterizada pelo aprisionamento dos adipócitos e linfa, e a própria facilitação da drenagem, utilizando o aumento da vascularização sanguínea gerado pelo calor interno para estimular a drenagem linfática, reduzindo as concentrações de toxinas das células adiposas e consequentemente seu tamanho.

    Estrias – Os efeitos de reorganização das fibras colágenas permitem a possibilidade de uso da radiofrequência na correção das estrias atróficas em qualquer estágio.

    Estética íntima – a radiofrequência é uma boa alternativa para o tratamento da flacidez dos grandes lábios vulvares, principalmente na percepção pessoal, gerando um efeito de “preenchimento” da região.

    Gordura localizada – o uso desta tecnologia promove o aumento da vascularização local, ativando o metabolismo enzimático, ocorrendo o extravasamento do triglicerídeo para fora da célula, reduzindo assim o tecido adiposo (gordura).

    Rejuvenescimento – a radiofrequência é indicada para flacidez tissular (de pele) corporal e facial. O aumento do calor proporciona a contração das fibras colágenas e elásticas da pele, ocorrendo então a formação de um novo colágeno adicional, melhorando a tonicidade e sustentabilidade da pele.

    Radiofrequência em Santos | Lisandra Cardoso | Estética Corporal e Facial
    Peeling de Fenol em Santos | Lisandra Cardoso | Estética Corporal e Facial

    Perguntas mais comuns:

    Sim, o aparelho já é estudado por grupos de pesquisa há anos, e suas aplicações na estética estão cada vez mais consolidadas no que diz respeito a resultados. Contudo, é evidente que a radiofrequência não trata todas as alterações estéticas como muitos desinformados divulgam. Para esclarecer, vou descrever abaixo as principais utilizações do aparelho na estética, bem como, seus mecanismos de ação.
    A radiofrequência pode – e deve – ser utilizada para o tratamento de gordura localizada. O aparelho é capaz de reduzir de forma acentuada os adipócitos da área tratada, inimizando consideravelmente a camada de gordura. As ondas já explicadas no início deste artigo, tem a premissa de serem seletivas no aquecimento da gordura e, portanto, têm a capacidade de induzir danos térmicos letais aos tecidos adiposos subcutâneos.
    O aparelho pode ser utilizado com sucesso no tratamento de estrias e flacidez de pele. Um bom exemplo disso, é aplicação de 10 minutos em área de 10x10cm, acima de 38 graus. Esta leve exposição gera uma cascata de eventos inflamatórios controlados no local da estria ou da flacidez de pele, que por consequência, favorece o aumento da vascularização
    do fluxo sanguíneo e a formação de edema, assim tendo, o estímulo de formação de fibroblastos e a produção de colágeno fundamentais para o tratamentos das referidas alterações estéticas.
    Assim como no tratamento das estrias e da flacidez de pele, a radiofrequência acima de 38 graus, é capaz de gerar uma cascata de eventos inflamatórios controlados, favorecendo o estímulo para formação de fibroblastos e a produção de colágeno, fundamentais para
    o rejuvenescimento da face. Pesquisas mostram que o aparelho é capaz, ainda, de estimular tropoelastina, fibrilina e procolágeno I e III, que permanecem por até 28 dias após o tratamento.
    Atualmente, existe uma gama de marcas e modelos de radiofrequência que atendem as necessidades da prática clínica. O mais importante é que o aparelho esteja regularizado na ANVISA e atinja as temperaturas desejadas durante a sessão em um curto espaço de tempo. Além do mais, algumas especificações são importantes, como a possibilidade de uso da manopla monopolar e/ou a de ajustar a frequências mais baixas para atingir tecidos mais profundos.

    Nem todas as contraindicações são descritas pela literatura quando pensamos em aparelhos de eletroterapia a estética, principalmente devido ao baixo nível de evidência científica dos mesmos. Verifique com um de nossos profissionais quais são as condições ideias para a realização segura desse tratamento e se você está preenche esses requisitos.

    Devem ser respeitadas as frequências de uma sessão semanal para o corpo e uma a cada duas ou três semanas para o rosto. Para manutenção do resultado, devem ser realizadas novas sessões de radiofrequência anualmente. Cada sessão dura de 20 a 40 minutos.