Clínica de Cirurgia Plástica

Agende uma Consulta

    Taping Linfático

    O Linfotaping ou taping linfático é uma das formas de aplicação das bandagens elásticas neurofuncionais específica para desordens do sistema circulatório e linfático. A técnica utiliza uma fita adesiva (bandagem) de material, textura e elasticidade semelhante a da pele. Através da colocação dessas bandagens a pele é “elevada” e desta forma os filamentos de ancoragem (que abrem os vasos linfáticos iniciais) são tracionados, permitindo a drenagem de substâncias, até então congestionadas no interstício (espaço entre os tecidos abaixo da pele). Assim o linfotaping estimula a movimentação destas substâncias através de todo o sistema linfático, favorecendo a sua absorção.

    Taping Linfático em Santos | Lisandra Cardoso | Estética Corporal e Facial
    Taping Linfático em Santos | Lisandra Cardoso | Estética Corporal e Facial

    Perguntas mais comuns:

    Apesar de ser mais popular no meio esportivo, a fita não serve apenas para praticantes de atividades físicas. Todos podem se beneficiar com o seu uso, de crianças a idosos.

    Dependendo do modelo e da marca, ela pode durar até 7 dias na pele sem precisar ser trocada — a de bordas arredondadas tende a ficar mais tempo, pois demora mais para desgrudar. É possível tomar banho e praticar esportes aquáticos sem preocupações.

    Entre os atletas, o uso pode ser feito antes, durante ou depois do treino ou prova. Antes, a bandagem poderia ser útil para não piorar uma dor já existente. Durante, atuaria como facilitadora do movimento prejudicado pela lesão e, no pós, para atenuar a dor e auxiliar no tratamento.

    Essa bandagem é um item versátil e consegue contemplar restrições de movimento e dores no corpo em diferentes regiões. Confira os principais benefícios da sua utilização: melhora da postura; estímulo do controle motor; aumento da propriocepção; fortalecimento dos músculos; melhoria na circulação sanguínea; inibição e facilitação de movimentos; aceleração de regeneração de tecidos; correção de desalinhamentos articulares; redução de tensão muscular, dores e edemas; correção do posicionamento articular e da função muscular.

    É recomendado evitar a exposição dela ao sol, porque a cola usada na fita é termo-reativa, logo, tal substância pode apresentar efeitos nocivos quando sob elevadas temperaturas. O resultado de uma exposição exagerada da fita ao calor é um aquecimento danoso da pele e dificuldade no momento de retirá-la.

    A peça é bastante cômoda sobre a pele, devido à sua alta elasticidade e à textura do algodão, tecido muito confortável. Complementar a isso, ela é hipoalérgica, ou seja, foi composta de maneira a minimizar qualquer chance de alergia. Assim, diferentes pessoas podem usá-la sem receio de ter alguma reação degradável na pele.

    Ainda, a pele consegue respirar normalmente quando a bandagem está sobre ela. A fita possibilita a transpiração de modo saudável sem nenhuma obstrução. Isso é muito importante, uma vez que ela costuma ficar por dias no corpo do paciente.