Clínica de Cirurgia Plástica

Agende uma Consulta

    Celulite

    A celulite é provocada por alguns fatores, o mais comum é o excesso de peso, que desequilibra a massa muscular e a quantidade de gordura no corpo. Outras causas externas podem provocar o surgimento da celulite, como consumo de cigarro, estresse, má alimentação e falta de exercícios físicos.Existem vários graus de celulite, desde aquele em que as depressões só aparecem quando se pinça a pele com os dedos ou os músculos se contraem, até o aspecto acolchoado e nodulações sempre visíveis. Nos graus avançados, a celulite pode até causar dor.

    Tratamento de Celulite em Santos

    Tratamento de Celulite em Santos

    Perguntas mais comuns:

    Sim. Muitas mulheres que tem o peso normal, ou mesmo abaixo do normal, podem apresentar uma alteração no equilíbrio entre a quantidade de gordura do corpo e a massa muscular. Então, uma mulher magra pode ter uma proporção maior de gordura e menor de musculatura, mantendo normal ou baixo o seu peso final. Este excesso de gordura, associado à ação dos hormônios femininos e alterações na microcirculação e nos e linfáticos acabará formando celulite.
    No tratamento destas pacientes muito magras e com celulite será necessária a correção alimentar apesar do baixo peso, para corrigir a composição corporal. Deve-se associar a prática de exercícios, principalmente do tipo musculação, para ganho de massa muscular. Uma dieta com muita proteína é desejável, para criar a base nutricional para o ganho de massa muscular. É como se trocássemos gordura por músculo. Ou seja, mantemos ou aumentamos o peso, diminuindo a gordura e aumentando a massa muscular. Entretanto, só exercícios e correção alimentar não é suficiente. Esta gordura regionalizada, geralmente presente em quadris e coxa é liberada com muita dificuldade, por causa da ação do hormônio feminino. Por isso a necessidade dos tratamentos na clínica que utiliza métodos como a aplicação de lipolíticos para ajudar a eliminar esta gordura. Além disso, a microcirculação que já está alterada, com edema( inchaço) precisa também ser melhorada. Com os tratamentos a gordura do local onde se encontra a celulite será mais facilmente eliminada, a microcirculação e o edema serão melhorados e a celulite será assim controlada.
    A celulite, a gordura localizada a flacidez muscular e o excesso de gordura corporal fazem parte do que chamamos “Síndrome de Desarmonia Corporal”, que são uma série de alterações que costumam estar presente, sempre juntas, nas pacientes que procuram as clínicas para tratamento. Gordura localizada é diferente de gordura regionalizada. A gordura localizada é uma protuberância de tecido gorduroso, como os culotes ou os pneuzinhos, que são de difícil eliminação com os cuidados clínicos e geralmente necessitam cirurgia para correção. A Gordura Regionalizada é uma gordura distribuída homogeneamente por todo o quadril e coxas da paciente, sem necessariamente formar protuberâncias. O processo de aparecimento de celulite, gordura regionalizada da gordura localizada tem causas semelhantes, porque estão ligadas à ação do hormônio feminino e ao excesso de gordura na composição corporal, mas são processos distintos com tratamentos também diferentes. Para haver melhora da forma do corpo é necessário corrigir todas essas alterações. Não é só tratar a celulite, ou só fazer uma cirurgia para a gordura localizada ou só exercícios para a flacidez ou só correção alimentar, é necessário um tratamento global, de todas as alterações que a paciente apresenta, utilizando os métodos disponíveis de uma forma personalizada.
    Uma correta alimentação e o controle do excesso de peso é importante em qualquer idade. Não só por questões estéticas, mas por saúde. Na adolescência, quando os hormônios femininos aparecem, o processo de celulite começa a se instalar, se estiver presente o excesso de gordura corporal. Nesta fase inicial, se a celulite se apresentar ainda no primeiro estágio, apenas a correção alimentar e os exercícios físicos são suficientes para controlar o problema. Entretanto, se um processo de celulite mais avançado, de segundo a quarto estágio já estiver presente, os tratamentos e orientações em clínica serão absolutamente necessários.
    Alguns pacientes com celulite avançada se queixam de dor, que é sempre leve. O verdadeiro incômodo e na auto-estima. Se houver uma dor muito forte que incomoda, provavelmente a causa é outra e deve ser investigada.
    Teoricamente sim, mas não há nenhum trabalho científico que comprove esta possibilidade.
    A celulite é um processo do tecido gorduroso, que fica embaixo da pele. A pele só é atingida secundariamente. A cor da pele não tem influência no processo. O que pode acontecer é que em peles de tonalidade mais escura o processo pode ser um pouco menos visível.
    A distribuição do tecido adiposo nas mulheres e nos homens é diferente, e a forma como as células de gordura estão organizadas internamente também. Nas mulheres, as células estão dispostas verticalmente, enquanto que nos homens, elas são envolvidas por uma rede capaz de manter o tecido adiposo uniforme. Outro fator agravante é que as mulheres costumam ter uma pele mais fina, o que facilita para que as irregularidades se tornem aparentes. Além disso, o estrogênio torna as mulheres mais propensas a acumular gordura.
    O grau de severidade da celulite pode variar numa escala de 0 a 3, na qual em 0 não se verificam alterações na superfície da pele, enquanto que em 3, a pele com celulite lembra a “casca de uma laranja”. O dermatologista é o profissional adequado para identificar o grau de severidade da celulite e indicar o melhor tratamento ou combinação de ações para minimizar a celulite.